Diocese de Chimoio


A Diocese de Chimoio encontra-se geograficamente localizada na região central da República de Moçambique, e corresponde ao território geográfico-administrativo da Província de Manica. A sede da Diocese encontra-se na cidade do Chimoio, onde se situa a catedral dedicada a Maria Imaculada.

A diocese foi erigida a 19 de Novembro de 1990 por João Paulo II, desmembrando-a da Arquidiocese da Beira. Foi seu primeiro bispo Dom Francisco João Silota.

A diocese abrange um total de 1 115 000 habitantes, sendo 78 249 católicos, portanto, 7,0% da população, distribuídos por 15 paróquias.


Devido à extensão territorial, a diocese está divida em 4 zonas pastorais.

Zona Norte

Corresponde a toda a região do norte da Província de Manica, englobando as comunidades cristãs da Paróquia Santo António de Guro e da Paróquia São Paulo do Bárué (Inhazónia).

Zona Centro Este

Corresponde às comunidades cristãs da Paróquia Nossa Senhora das Relíquias de Sussundenga, da Paróquia Maria Imaculada do Chimoio(Catedral), da Paróquia São Paulo e São Jerónimo da Soalpo, da Paróquia São Paulo e São Pedro de Marera, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Gondola) e da Paróquia Maria Imaculada de Amatongas.

Zona Centro Oeste

Pertencem a esta zona as comunidades cristãs da Paróquia Cristo Rei de Jécua, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Manica e da Paróquia Santo António de Machipanda.

Zona Sul

Corresponde toda a região sul da Província de Manica, englobando as comunidades cristãs da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Mundo de Dombe, da Paróquia São Leonardo de Mossuroze e da Paróquia Assunção da Nossa Senhora de Machaze.

Actividades

Quase a totalidade das actuais paróquias (antigas missões) da Diocese eram, antes de 1975, de predomínio Franciscano. Actualmente a actividade da pastoral diocesana está organizada na base das Pequenas Comunidades Cristãs (PCC) que, no seu conjunto, formam as Comunidades Cristãs (CC). Dependendo da realidade da geografia física e humana que cada paróquia comporta, as comunidades cristãs podem ou não se constituírem em zonas paroquiais


Lista dos Bispos de Chimoio

Francisco João Silota, M. Afr. (1990)

Diocese de Chimoio
Diœcesis Cimoianus
Localização
PaísMoçambique
Arquidiocese MetropolitanaArquidiocese da Beira
Estatísticas
Área61 661 km²
Informação
RitoRomano
Criação da Diocese19 de Novembro de1990
PadroeiroMaria Imaculada
Governo da Diocese
BispoFrancisco João Silota
JurisdiçãoDiocese
Contactos