Diocese de Lichinga





Bispo Atanásio Canira – Novo bispo de Lichinga

Por razões de saúde, o Papa Francisco viu-se na necessidade de aceitar o pedido de resignação do Bispo Élio Greselin, o sábio missionário deoniano da Zambézia que, em 2009, a Lichinga fora dado como pastor já nos seus 70 anos. Homem pujante e zeloso, ficou conhecido pela sua têmpera e desenvoltura tanto prática como intelectual. Emocionou todos aqueles que viram o relato da sua visita pastoral à zona do garimpo nas remotas terras entre Moçambique e Tanzânia
Era homem requisitado para pregar aos padres e demais agentes missionários, em vista da actualização segundo os documentos mais actuais da Igreja. Nele encontrei sempre o Bispo de coração grande, e mente lúcida e aberta!


Para lhe suceder, foi indicado o Padre Atanásio Amisse Canira, até agora padre diocesano de Nacala. 

Homem íntegro e de coração grande e generoso, dele se espera este estar com o seu povo como alguém que se senta na mesma esteira e como a mesma exima.



Os padres diocesanos das duas dioceses da Província de Nampula - Nampulae Nacala -, exultaram muito intimamente: chegava, finalmente, ao episcopado, um genuíno macua-macuana. 
Uma das encantadoras montanhas no nosso percurso - Zona de Malema
Finalmente, como se exprimiu o Padre Jacinto na celebração em trânsito, na viagem que nos levou até Lichinga para a ordenação, no passado dia 23 de Março, "Agora se vê que Deus não se esqueceu dos macuas."

Claro que alguém poderá argumentar que, rigorosamente, o Bispo Atanásio não é o primeiro macua a chegar ao episcopado. Afinal o arcebispo Tomé (Nampula, natural do Guruè, deoniano) e o Bispo Inácio (Tete, natural de Balama, missionário da Consolata) também são macuas… 

Mas é agora que os macuas de Nampula sentem que chegou um dos seus: genuíno e diocesano, tendo feito todo o seu itinerário vocacional e cristão no nampulense solo macua.